Quais são as documentações numa transação imobiliária? Iara Imobiliária

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Quais são as documentações numa transação imobiliária?

Você saberia dizer quais os documentos envolvidos numa transação imobiliária?

Abaixo relacionamos todos os documentos necessários, para uma negociação segura, tanto para o vendedor, quanto para o comprador.

Confira:

 

Certidão de escritura: indica que o imóvel está escriturado e é elegível em relação ao sistema tributário. Comprova que está registrada no Cartório de Registro e quem é o proprietário.

Certidão Vintenária ou de Ônus Reais: Confirmação de quem é o proprietário e examina o histórico do imóvel.

Certidão negativa de ações trabalhistas: Comprova que não há ações trabalhistas envolvendo o imóvel, o vendedor ou o comprador.

Certidão negativa da Justiça Federal: Busca dívidas do proprietário ou do imóvel com a Justiça Federal. Se houver será necessário resolvê-las para continuar a venda.

Certidão negativa de ações cíveis: Sinaliza que não há pendências judiciais referentes ao proprietário ou ao imóvel.

Certidão negativa das ações da Fazenda Estadual e Municipal: Verifica se o imóvel ou proprietário, tem pendências com o Estado e Município.

Certidão negativa das ações em família: Garante que não haja ações em família relacionadas ao proprietário do imóvel.

Certidão negativa do Cartório de Protestos: Confere se há protestos contra o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel

Certidão Negativa da Dívida Ativa da União e Imposto de Renda: Confere se há qualquer tipo de dívida relacionada ao proprietário ou ao imóvel, junto à União

Outros documentos exigidos na compra e venda do imóvel:

 

Documentos do Imóvel:

- Matrícula do imóvel atualizada

- ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (Prefeitura - pago pelo comprador e apresentado na hora de fazer a escritura)

- Planta Baixa, para os financiamentos ou na utilização do FGTS;

- Declaração de quitação condominial - Feita pelo síndico ou administradora. No caso de Declaração do Síndico, apresentar a Ata da Assembleia que ele foi eleito.

Documentos do vendedor

- Documentos pessoais de identificação: CPF (do cônjuge tb)

- Certidão de nascimento (solteiro);

- Certidão de Casamento (casado): para casamento após a aquisição do imóvel, deve estar averbada no Registro de Imóveis

- Certidão de Casamento com averbação (separado, divorciado ou viúvo)

- Certidão do Distribuidor Cível solicitada no Fórum no Município;

- Certidão de feitos emitida pela Justiça Federal;

- Certidão de feitos emitida pela Justiça do Trabalho;

- Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.

 

Documentos do Comprador

- Identidade (RG / CPF / ...)

- Declaração de Imposto de Renda;

- Comprovante do Estado Civil;

- Extrato do FGTS (se for utilizar na compra do imóvel).

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